O uso indiscriminado do aparelho ortodôntico

25-08-2018

O que antes era vergonha, hoje se tornou símbolo de ostentação. Entre os jovens o uso de aparelho ortodôntico deixou de ser uma necessidade e virou moda. O que algumas pessoas não sabem é que o uso irregular, sem o acompanhamento de um dentista, pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes.

Quando um paciente tem a indicação do uso do aparelho, ele passa por um planejamento de tratamento e as forças empregadas na movimentação dentária são de conhecimento biomecânico e controlado pelo dentista. Observamos um crescimento grande do uso e comercialização clandestina dos materiais ortodônticos para essa prática e muitos desses materiais não são nem usados nos tratamentos ortodôntico como cerdas de vassoura, o que causa um risco ainda maior à saúde.

Dr. Thiago Carvalho
Dr. Thiago Carvalho

É possível encontrarmos adolescentes ensinando a fazer o uso de forma errada pela internet, e é uma prática que tem crescido cada vez mais e tem gerado muita preocupação. Bem diferente, o aparelho colocado sem indicação gera força excessiva e movimentos incorretos pois não há um protocolo quanto a sua colocação, os braquetes são colados em posição errada e os elásticos usados não possuem qualquer indicação gerando força excessiva levando a um caminho sério de problemas bucais. Aparelho ortodôntico não é moda, é tratamento e um tratamento que deve ser levado muito a sério.

@drthiagocarvalho 


Tags: Dr. Thiago Carvalho, uso indiscriminado, aparelho ortodôntico, comercialização clandestina dos materiais ortodônticos, dentista, problemas bucais, tratamento, cuidados


Jornal Correio da Manhã - Rio de Janeiro - RJ 
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora